INTELIGÊNCIA EMOCIONAL-SOCIAL

ENTENDA O QUE É E APRENDA 6 MANEIRAS DE COMO DESENVOLVÊ-LA.

 

“A experiência não é o que acontece com você – é como você interpreta o que acontece com você.”

 Aldous Huxley

 

Na essência a inteligência emocional é a habilidade de sentir emoções e saber usá-las para ter uma vida melhor.

Estar em contato com os próprios sentimentos nos permite lidar melhor com o estresse e se comunicar de maneira mais eficientemente com os outros.

Estas habilidades aprimoram nossos comportamentos e nos permitem nos desenvolver na vida pessoal e profissional.

Ao contrário do Quociente de Inteligência (Q.I) índice que mede o nível de capacidade intelectual, que se mantém estável ao longo da vida, sofrendo apenas algumas leves modificações, a I.E. pode ser desenvolvida e aperfeiçoada com o tempo.

Não é fácil mudar nossa maneira de agir e de reagir, mas também não é uma missão impossível.

 

FATORES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL-SOCIAL (I.E.S.)

Com os avanços dos estudos, pesquisadores dividiram análise da I.E. em dois grupos:

 

FATORES INTRAPESSOAIS

São relativos ao entendimento do indivíduo de suas próprias emoções.

São divididos em:

  • Autoconhecimento

  • Autoestima

  • Automotivação

  • Autogestão

 

FATORES INTERPESSOAIS

São relativos ao entendimento do indivíduo de suas relações com as outras pessoas, bem como estas o afetam.

São divididos em:

  • Consciência Social

  • Empatia

  • Motivação social

  • Gestão Social

A Inteligência Emocional-Social (I.E.S.) é definida como a capacidade de compreender as emoções dentro de si mesmo e nos outros, de se sentir emocionalmente ligado a si mesmo e aos outros, motivado a agir por questões pessoais, bem como por responsabilidades sociais e de gerir eficazmente as reações emocionais pessoais, além das relações interpessoais.

 

6 DICAS PARA DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Abaixo separamos alguns passos e técnicas que qualquer um pode seguir para desenvolver sua inteligência emocional. Você deve prestar atenção nessas dicas para melhorar o seu nível de I.E.

  1. AUMENTE O AUTOCONHECIMENTO

É muito importante ter informações precisas sobre os fatores mencionados acima, pois eles irão permitir uma análise completa de cada pessoa e a partir disto, poder tomar as ações adequadas ao seu desenvolvimento.

Quando tomamos contato com nossos pontos fortes e de melhoria em qualquer aspecto, isso gera uma reflexão e geração de autoconsciência sobre estes pontos, imediatamente estamos iniciando trabalhos de desenvolvimento da Inteligência Emocional.

 

  1. DESENVOLVA E PRATIQUE O AUTOCONTROLE

Uma vez que você começa a perceber as características com as quais tem mais dificuldade, pode decidir desenvolvê-las.

Decidir é uma das palavras chaves no processo de desenvolvimento da sua Inteligência Emocional-social (I.E.S.), pois para que uma mudança aconteça é preciso ter uma vontade genuína de mudar e estar disposto a dispender tempo e energia nisso.

 

  1. FAÇA ENSAIOS MENTAIS

Além de praticar você também poder fazer exercícios mentais.

Segundo Daniel Goleman, psicólogo Norte Americano especialista em I.E., outra ótima forma de praticar é fazer ensaios mentais.

Ele menciona o exemplo de atletas olímpicos, que treinam seus movimentos em pensamento, não apenas na hora do treino, mas na hora de competir.

 

  1. VALORIZE SEUS PONTOS FORTES E SAIBA DELEGAR

Conheça e valorize seus pontos fortes, normalmente aquelas características que você apresenta naturalmente sem esforço.

São estas características que irão alavancar os seus resultados, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, são o seu diferencial competitivo ou pontos de atração.

 

  1. CRIE EMPATIA

O significado de EMPATIA é a capacidade psicológica para sentir o que sentiria outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela, consiste em procurar compreender sentimentos e emoções, se colocando no lugar do outro e experimentando de forma objetiva e racional como e o que ele sente.

A empatia é muito importante nas relações pessoais, é preciso buscá-la constantemente no caminho do autocontrole, porém seja o mais sincero possível consigo mesmo, não adianta tentar enganar-se se na sua essência você sente que algo não é verdadeiro.

 

  1. OBTENHA SEMPRE FEEDBACK

Para garantir que você está melhorando e continuar o processo de autoconhecimento, você precisa obter feedbacks sobre o seu desempenho.

Isso lhe permitirá entender como os outros enxergam o seu processo de mudança e te motivará a encontrar novos pontos de melhoria.

Todo esse processo pode ser enriquecido com a ajuda de um coach ou terapeuta.

 

CONCLUSÃO

A Inteligência Emocional-social é fator primordial para facilitar as interações com outras pessoas, pois ela define a forma com a qual iremos reagir aos nossos sentimentos e percepções, bem como as influências e comportamentos das outras pessoas com que convivemos na vida pessoal e profissional.

A baixa Inteligência Emocional-social limita a capacidade de aprendizado, pois pode reduzir a confiança que temos em nós mesmos e também prejudicar relacionamentos, dependendo da forma como reagimos e agirmos com as outras pessoas.

Ao contrário, a alta Inteligência Emocional-social nos permite estar no controle das situações e interações, nos dando a certeza da forma correta de como agir e reagir, baseado no entendimento das emoções próprias e das outras pessoas.

 

Carlos Andrade                                                              Roberta Araujo

Consultor Empresarial e Master Coach Sênior                Psicóloga e Master Coach

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.