SABE RECONHECER UMA PESSOA COM BAIXA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL-SOCIAL?

SAIBA IDENTIFICAR OS COMPORTAMENTOS MAIS COMUNS QUE PESSOAS COM BAIXA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL-SOCIAL COSTUMAM APRESENTAR.

 

 

“Sem dúvida, a Inteligência Emocional é mais rara do que inteligência de livros, mas minha experiência diz que é realmente mais importante na formação de um líder. Você simplesmente não pode ignorar isso.”

Jack Welch – Executivo Norte Americano

 

 

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL-SOCIAL

Na essência a inteligência emocional-social é a habilidade de sentir emoções e saber usá-las para ter uma vida melhor.

Tomar contato com os próprios sentimentos é uma forma de autoconhecimento.

Isso permite que as pessoas lidem melhor com as situações de estresse e também se comuniquem de forma mais eficiente com os outros, duas habilidades que são comportamentais, mas que tem como base a inteligência emocional e o aprimoramento da vida pessoal e profissional das pessoas.

A Inteligência Emocional-social afeta diretamente a forma como administramos o comportamento, navegamos pelas complexidades sociais e tomamos decisões pessoais para alcançar resultados positivos.

Até pouco tempo atrás a I.E.S. era composta por fatores intangível, mas hoje é possível fazer avaliações cientificamente validadas, para obter dados claros sobre seu nível de inteligência emocional em cada um dos aspectos que a compõe.

Estar de posse destas informações lhe ajudará a aumentar seu autoconhecimento e autoconsciência sobre este tema e assim poder capitalizar sobre seus pontos fortes e ter a oportunidade de desenvolver seus pontos de melhoria.

 

 

COMPORTAMENTOS A ELIMINAR

Baseado em um estudo que contou com dados do estudo do Dr.Travis Bradberry, coautor do livro “Inteligência Emocional 2.0” e presidente da empresa Norte Americana TalentSmart, sobre os hábitos que pessoas positivas possuem, bem como, baseado em nossas experiências de campo com trabalhos de Coaching e nos trabalhos do Dr. Shayne Tracy, foi possível determinar os principais comportamentos que são a marca registrada da baixa Inteligência Emocional, ou seja, os comportamentos que você não quer ter.

 

ESTES SÃO OS COMPORTAMENTOS QUE VOCÊ DEVE DESEJAR ELIMINAR DO SEU REPERTÓRIO:

 

  1. NÃO FICAR BRAVO

Inteligência Emocional-social não é ser legal; é sobre como gerenciar suas emoções para alcançar os melhores resultados possíveis.

Às vezes isso significa mostrar às pessoas que você está chateado, triste ou frustrado.

Mascarar constantemente suas emoções com felicidade e positividade não é genuíno ou produtivo, você tem o direito de ficar bravo.

Pessoas emocionalmente inteligentes empregam emoções negativas e positivas intencionalmente nas situações apropriadas.

 

  1. FICAR ESTRESSADO FACILMENTE

Quando você retém seus sentimentos, eles rapidamente constroem as sensações desconfortáveis de tensão, estresse e ansiedade.

As emoções não endereçadas sobrecarregam a mente e o corpo.

Suas habilidades relativas à Inteligência Emocional ajudam a tornar o estresse mais manejável, permitindo que você identifique e enfrente situações difíceis antes que as coisas aumentem.

As pessoas que não conseguem usar suas habilidades de Inteligência Emocional são mais propensas a recorrer a outros meios menos eficazes de controlar seu humor.

Elas são duas vezes mais propensas a experimentar ansiedade, depressão, abuso de substâncias químicas e até pensamentos suicidas.

 

  1. TER DIFICULDADES EM SE AFIRMAR

Pessoas com alta I.E.S equilibram boas maneiras, empatia e gentileza com a capacidade de se afirmar e estabelecer limites.

Esta combinação de tato é ideal para lidar com conflitos.

Quando a maioria das pessoas é atravessada, elas adotam um comportamento passivo ou agressivo.

As pessoas emocionalmente inteligentes permanecem equilibradas e assertivas, afastando-se de reações emocionais não filtradas.

Isso permite que elas neutralizem pessoas difíceis e tóxicas sem criar inimigos.

 

  1. TER UM VOCABULÁRIO EMOCIONAL LIMITADO

Todas as pessoas experimentam emoções, mas são poucas as pessoas que podem identificá-las com precisão à medida que ocorrem.

Nossa pesquisa mostra que apenas 36% das pessoas podem fazer isso, o que é problemático porque as emoções não rotuladas são frequentemente mal interpretadas, o que leva as escolhas irracionais e ações contraproducentes.

Pessoas com alta I.E.S dominam suas emoções porque as entendem e usam um extenso vocabulário de sentimentos para fazê-lo.

Embora muitas pessoas possam descrever a si mesmas simplesmente como se sentindo “mal”, pessoas emocionalmente inteligentes podem identificar se se sentem “irritadas”, “frustradas”, “oprimidas” ou “ansiosas”.

Quanto mais específica for sua escolha de palavras, melhor será sua percepção de como está se sentindo, o que causou e o que deve fazer a respeito.

 

  1. FAZER SUPOSIÇÕES RAPIDAMENTE E AS DEFENDER COM VEEMÊNCIA

As pessoas que não têm alta I.E.S formam uma opinião rapidamente e depois sucumbem ao viés de confirmar as ideias, o que significa que coletam evidências que apoiem sua opinião e ignoram qualquer evidência em contrário.

Muito frequentemente, elas argumentam de forma cansativa e insistentemente para sustentar suas posições.

Isso é especialmente perigoso para os líderes, pois suas ideias mal pensadas se tornam a estratégia de toda a equipe.

Pessoas emocionalmente inteligentes deixam seus pensamentos marinarem por que sabem que as reações iniciais são motivadas por emoções.

Elas dão tempo aos seus pensamentos para desenvolver e considerar as possíveis consequências e contra-argumentos.

Em seguida, comunicam a ideia desenvolvida da forma mais eficaz possível, tendo em conta as necessidades e opiniões do seu público.

 

  1. GUARDAR RANCOR

As emoções negativas que acompanham o rancor são na verdade, uma reação ao estresse.

Basta pensar sobre uma situação na qual você deixa seu corpo no modo luta ou fuga, em um mecanismo de sobrevivência que obriga você a se levantar e lutar ou correr para as colinas quando confrontados com uma ameaça.

Quando uma ameaça é iminente, esta reação é essencial para você e sua sobrevivência, mas quando uma ameaça é história antiga, agarrar-se a esse estresse causa estragos em seu corpo e pode ter consequências devastadoras para a saúde em longo prazo.

Na verdade, pesquisadores da Emory University mostraram que a retenção de estresse contribui para a pressão alta e doenças cardíacas.

Manter rancor significa que você está se segurando e pessoas emocionalmente inteligentes procuram evitar isso a todo custo.

Se livrar de um rancor não só faz com que você se sinta melhor agora, mas também pode melhorar sua saúde.

 

  1. NÃO PERDOAR OS ERROS

As pessoas emocionalmente inteligentes se distanciam de seus erros, mas o fazem sem esquecê-los ao manter seus erros a uma distância segura, mas ainda assim perto o suficiente para se referir a eles e ser capaz de se adaptar e se ajustar para o sucesso futuro.

É preciso uma autoconsciência refinada para caminhar nessa corda bamba entre conviver e lembrar.

Permanecer muito tempo com os seus erros te deixa ansioso e tímido, ao passo que esquecê-los completamente faz com que você os repita.

A chave para equilibrar está em sua capacidade de transformar falhas em oportunidades de melhoria.

Isso cria a tendência de voltar imediatamente ao normal a cada vez que você cai.

 

  1. MUITAS VEZES SE SENTIR INCOMPREENDIDO

Quando você não tem inteligência emocional, é difícil se fazer entender quando se comunica.

Você se sente incompreendido por que não entrega sua mensagem de uma forma que as pessoas possam entender.

Mesmo com a prática, as pessoas emocionalmente inteligentes sabem que não comunicam todas as ideias com perfeição.

Elas entendem quando as pessoas não a compreendem, então ajustam sua abordagem e comunicam novamente sua ideia de uma forma que possa ser compreendida.

 

  1. NÃO CONHECER SEUS GATILHOS

Todos têm gatilhos – situações e pessoas que pressionam botões e te levam a agir impulsivamente.

Pessoas emocionalmente inteligentes estudam seus gatilhos e usam esse conhecimento para evitar situações e pessoas antes de obter o melhor delas.

 

  1. CULPAR OUTRAS PESSOAS POR COMO ELAS FAZEM VOCÊ SE SENTIR

As emoções vêm de dentro.

É tentador atribuir como se sente às ações dos outros, mas você deve assumir a responsabilidade por suas emoções.

Ninguém pode fazer você sentir algo que não quer.

Pensar de outra forma só vai te limitar.

 

  1. FICAR OFENDIDO FACILMENTE

Se você tem uma compreensão firme de quem você é, é difícil alguém dizer ou fazer algo que o tire do sério.

Pessoas emocionalmente inteligentes são autoconfiantes e de mente aberta, o que cria uma pele grossa de proteção.

Você pode até mesmo zombar de si mesmo ou deixar que outras pessoas façam piadas sobre você, porque você é capaz de traçar mentalmente a linha entre humor e degradação.

 

 

CONCLUSÃO

Ao contrário de seu Q.I, que muda muito pouco ao longo da sua vida, sua I.E.S. é altamente maleável, ou seja, pode ser desenvolvida.

– Não é fácil, mas é perfeitamente possível!

Ao treinar seu cérebro repetidamente, praticando novos comportamentos emocionalmente inteligentes, ele constrói os caminhos necessários para transformá-los em hábitos.

À medida que seu cérebro reforça o uso desses novos comportamentos, as conexões que sustentam comportamentos antigos e destrutivos morrem.

Então em pouco tempo, você começa a responder ao seu ambiente com inteligência emocional sem ter que pensar nisso.

 

Se você se viu em um ou mais destes comportamentos a serem eliminados, significa que tem oportunidades de melhorar o seu nível de Inteligência Emocional-social e uma ou mais características que o compõem.

 

 

 

Este material foi elaborado com base as nossas experiências e aos trabalhos do Dr. Travis Bradberry e do Dr. Shayne Tracy especialistas em inteligência emocional e desenvolvimento humano.

 

 

Roberta Araujo                                               Carlos Andrade                      

Psicóloga e Master Coach                                Consultor Empresarial e Master Coach Sênior

 

 

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