COMO DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL-SOCIAL

A QUALIDADE MAIS IMPORTANTE NOS PROFISSIONAIS DO FUTURO!

 

“Seu intelecto pode estar confuso, mas suas emoções nunca mentirão para você.”

Roger Ebert

 

 

No post Inteligência Emocional-social: Entenda o que é e aprenda 6 maneiras de como desenvolvê-la!, falamos sobre algumas definições e conceitos da Inteligência Emocional-social, bem como sobre 6 maneiras de desenvolvê-la.

Sabemos que a inteligência emocional-social afeta diretamente a forma como administramos os comportamentos, como navegamos pelas complexidades sociais e como tomamos decisões pessoais para alcançar resultados positivos.

Isso acontece por que ela é responsável pela capacidade de compreendermos as nossas próprias emoções e as dos outros, bem como entendermos como isso nos afeta.

 

6 DICAS PARA DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Abaixo mais algumas dicas que você deve prestar atenção para melhorar o seu nível de inteligência emocional.

 

  1. PERCEBA SUAS EMOÇÕES

Tome contato com as suas emoções e saiba defini-las de forma correta.

Muitas pessoas não sabem classificar suas emoções adequadamente usando uma única definição para tudo que sente e isso não é bom.

É preciso que você entenda todos os tipos de emoções que sente e saiba defini-las, para evitar ignorar fatores importantes que podem causar impacto direto no seu estado mental e no modo como se comporta.

Um estudo recente, publicado em agosto de 2017 na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, aponta 27 emoções diferentes.

As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.

 

  1. OUÇA SEU CORPO

Preste atenção no seu corpo, pois ele fala, muitas vezes grita!

Ignorar os sinais físicos das emoções pode ser muito danoso para você.

A mente é conectada com o corpo e tudo que ela capta e sente é enviado para o corpo, a exposição contínua a determinado tipo de emoção pode causar reações em nosso corpo.

 

  1. ENTENDA A LIGAÇÃO DAS EMOÇÕES E COMPORTAMENTOS

Existem gatilhos que causam reações instintivas nas pessoas e eles são diferentes de pessoa para pessoa.

Por exemplo, quando você está no trânsito e alguém te fecha, a reação mais comum é buzinar.

A ideia é que você procure afinar e sincronizar as suas respostas intuitivas com as situações vividas diariamente e ao invés de reagir sem reflexão, que você consiga encontrar outra forma de reagir aquele impulso ou gatilho.

 

 

  1. NÃO JULGE AS EMOÇÕES

Todas as emoções são importantes e tem papel importante no processo de evolução em nossas vidas.

Ao inibi-las você prejudica a sua habilidade de sentir as coisas claramente, o que pode dificultar seu entendimento e potencial uso no futuro.

O represamento de uma emoção para evitar um comportamento indesejado pode fazer com que as reações possam ser muito mais exageradas do que deveriam ser, quando esta emoção finalmente vir à tona.

 

  1. OBSERVE SEU HISTÓRICO EMOCIONAL

Este é um modo interessante de aprender mais sobre os seus sentimentos e como estão conectados as suas vivências.

Quando sentir uma forte emoção, procure perguntar a si mesmo quando foi a última vez que se sentiu assim e então procure encontrar um padrão por trás disso.

 

  1. DEFINA SEU COMPORTAMENTO

Não podemos evitar sentir as emoções, mas com certeza podemos definir como reagir a elas.

Em situações difíceis nas quais seus gatilhos são disparados, tente refletir por um instante e pensar como gostaria de reagir naquela situação ou como alguém que você admira agiria e depois tente reproduzir este pensamento em ação.

Mantenha-se em alerta, pelo menos por um período, para poder estar preparado para refletir antes de agir no seu dia a dia, pois isso criará novas formas do seu cérebro reagir e os antigos hábitos serão substituídos, tornando este, o comportamento positivo instintivo.

 

CONCLUSÃO

A tecnologia muda a cada dia, sua forma de interagir com as pessoas também e isso traz grandes mudanças nos comportamentos das pessoas e do mercado.

Tudo muda cada vez mais rápido, novas profissões aparecem, antigas desaparecem, hábitos e comportamentos são criados e antigos são abandonados, haja  visto casos como os das locadoras de filmes, a venda de álbuns de músicas, os taxis, os veículos autônomos, entre outras coisas.

Desta forma, as pessoas precisam estar preparadas para viver em um ambiente de constante mudança e para isso precisam ser flexíveis, ter a mente aberta, saber lidar com conflitos, trabalho em equipe, entre outras coisas.

O que podemos dizer é que todas estas características aqui mencionadas estão presentes em pessoas que tenham alta I.E.S.

O que nos permite afirmar com segurança que ter alta Inteligência Emocional-social é a qualidade das qualidades!

 

 

Carlos Andrade                                                             Roberta Araujo

Consultor Empresarial e Master Coach Sênior              Psicóloga e Master Coach

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.